segunda-feira, 14 de março de 2011

Times mossoroenses embalados para a última rodada

O primeiro turno do Campeonato Estadual de Futebol 2011 chega ao final da fase classificatória neste domingo. Cinco jogos definem as últimas diretrizes da competição para esta etapa inicial, mas apenas dois times ainda lutam pelo objetivo do título. Santa Cruz e ABC dividem a responsabilidade de disputar a taça e fazem um duelo particular dentro da competição. Entre as equipes mossoroenses, o plano principal neste momento é manter a sequência de vitórias depois de um início de certame abaixo da crítica. Assim, Potiguar e Baraúnas tentam chegar ao segundo turno com animação suficiente para alcançar suas ambições.
O alvirrubro teve exatos 11 dias para se preparar até chegar à nona rodada do Estadual. O último jogo da equipe foi a vitória por 2 a 1 em cima do América no Estádio Nogueirão, em 2 de março. O resultado deu novo ânimo ao grupo e durante este período de treinamentos o técnico Lino aproveitou para trabalhar principalmente o poder de finalização. Essa preocupação tem motivo. Em oito partidas disputadas, nenhum dos gols assinalados pelo Potiguar teve assinatura dos atacantes. Para se ter uma ideia da carência ofensiva, o artilheiro da equipe é o zagueiro Márcio Silva, com dois gols.
O tabu da falta de gols na atual temporada pode ser quebrado hoje, às 17h, em confronto diante do Assu, que luta contra as últimas colocações. No entanto, a dupla Canindezinho e Zé Maria precisa vencer a desconfiança do torcedor, que só viu o zagueiro Odair, o lateral direito Diego Maradona, o meia Silas e o volante Márcio Silva (duas vezes) marcarem os cinco gols do time na competição.
Para encarar o Camaleão do Vale em casa, Lino não poderá contar com dois jogadores considerados titulares no esquema que vinha sendo montado pelo treinador. O meia Lamar está machucado e o volante Rafael Matos cumpre suspensão após acúmulo de cartões amarelos. Desta forma, aliado ao retorno de Odair, a equipe volta a atuar no esquema com três zagueiros e Daniel assume vaga no meio de campo.
Para a última aparição do time no Nogueirão neste turno, o técnico Lino espera contar com o voto de confiança do torcedor: "A equipe vem de duas vitórias importantes, contra adversários que estavam na parte de cima da tabela. Espero que a torcida compareça em um bom número no jogo deste domingo. Temos que somar pontos e vencer neste domingo será muito importante para todos que fazem parte do elenco alvirrubro".
"O time está pegando forma, construindo uma identidade. Estamos criando uma disciplina tática que só seria possível com tempo de trabalho. Depois de alguns jogos e dez dias para treinar, a tendência é que as coisas só melhorem", comemorou Lino.
POTIGUAR: Aluízio; Odair, Márcio Silva e Jal; Diego Maradona, Everton Grau, Daniel, Silas e Nininho; Zé Maria e Canindezinho. Técnico: Lino.


Tricolor aposta na quarta vitória seguida

Manter a sequência de bons resultados é a meta do Baraúnas nesta última rodada do primeiro turno. Com três vitórias consecutivas nos últimos jogos, o tricolor tenta seguir com a boa fase e assim chegar à Copa Rio Grande do Norte (segundo turno) com embalo suficiente para brigar pelas primeiras posições.
Os nove pontos conquistados recentemente deram empolgação ao grupo leonino. Da lanterna na quinta rodada com apenas um ponto, o time mossoroense agora está em quinto lugar na tabela de classificação, e mesmo que não tenha qualquer chance de alcançar o título do turno, encerrar esta fase com mais uma vitória seria um combustível a mais para buscar objetivos mais ambiciosos no decorrer do torneio.
O Leão do Oeste ainda a tem chance de alcançar a quarta colocação, mas chegar lá não será fácil. Para isso, o Baraúnas precisa derrotar o Alecrim hoje, às 15h, no Estádio Machadão, em Natal, por uma diferente de mais de dois gols e ainda torcer para que o Palmeira de Goianinha seja derrotado pelo América, também na capital.
O técnico tricolor, Zezinho Mossoró, sabe da dificuldade que será desbancar o alviverde natalense dentro de casa e por isso projeta um confronto com grandes dificuldades. "O Alecrim será um adversário difícil, porém, o time [Baraúnas] deve manter a postura ofensiva e buscar os três pontos, que será importante para motivar o elenco para o segundo turno, e ainda ajudar o tricolor a ganhar posições na classificação geral", planejou o comandante leonino.
Zezinho segue impedido de orientar sua equipe à beira do gramado. Suspenso por seis rodadas devido às agressões verbais contra o árbitro Leandro Saraiva na partida diante do ABC, quando ainda era auxiliar técnico de Edinho Cardoso na segunda rodada, o treinador fica mais uma vez nas cadeiras enviando as ordens para Alex Rodrigues, que o representa no banco de reservas.
Se no jogo ele é obrigado a ficar distante, nos treinos Zezinho acompanhou de perto a formação da equipe titular para este fim de semana. O comandante tem problemas na escalação, exclusivamente no sistema defensivo. Jailson dos Santos segue fora mais uma vez com uma lesão no joelho, enquanto Índio recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada e terá que cumprir suspensão.
Desta forma, o volante Wellington Carioca, que volta de contusão, reassume vaga no meio de campo, empurrando Carlos Alberto para formar a trinca de zagueiros, ao lado de Pedrosa - outro que volta após virose - e Tiago Oliveira.
BARAÚNAS: Marcos Paulo; Carlos Alberto, Tiago e Pedrosa; Daniel, Marquinhos Mossoró, Wellington Carioca, Diego e Pedrinho; Helinho e Robertinho. Técnico: Zezinho Mossoró.


Santa Cruz pode conquistar título do 1º turno ainda hoje

O campeão do primeiro turno do Estadual 2011 pode ser conhecido ainda neste domingo. O único candidato ao título sem a necessidade dos jogos finais é o Santa Cruz, que lidera a competição com 22 pontos. Mas para levantar a taça hoje à noite, o tricolor precisa vencer o lanterna Centenário e torcer por uma derrota do ABC diante do Corintians em Caicó.
Classificado com antecedência para a final do primeiro turno, o Santa Cruz busca agora pelo menos garantir a primeira colocação para levar vantagens à decisão. Se terminar a fase de classificação como líder, o tricolor jogará com direito a dois resultados iguais e a última partida no Iberezão.
Mesmo que a liderança seja algo mais real ao Santa Cruz, o ABC quer pelo menos adiar a decisão do primeiro turno.
De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados decidem o turno em jogos de ida e volta caso a diferença entre ambos seja inferior a quatro pontos. Vale lembrar que o clube que levantar a taça - Santa Cruz ou ABC - garante uma vaga como representante do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário